Quanto tempo sem postar nada... o que está acontecendo comigo? Sei lá... mas resolvi publicar esse texto que escrevi para o site Reclame Aqui. De repente pode servir de alerta para outros consumidores, como eu.
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Em dezembro de 2006 adquiri o televisor de plasma PLT-4270 da Gradiente. Aparentemente fiquei com a sensação de ser um ótimo produto, todavia passei a notar alguns problemas. A saída de som da TV para o home theater não funciona quando se seleciona as entradas de HDTV (vídeo componente) ou HDMI. Mas este é o menor dos problemas, pois mesmo com certa desvantagem em relação aos concorrentes, são características que não influem no funcionamento do aparelho (apesar da minha frustração!). O grave foi constatar, após algumas semanas, que a TV tem problemas com a cor vermelha e suas derivações nas entradas de HDTV. Somente pude perceber esse problema depois de ligar equipamentos de alta definição. O vermelho fica borrado, sem definição - se for um texto então, se torna ilegível.
Entrei em contato com a empresa, que enviou um técnico à minha residência. O profissional analisou o aparelho, constatou o defeito e deu seu veredicto: "não há o que possa ser feito, o televisor é assim mesmo". Diante de minha indignação ele alegou que a Gradiente informa que esta é uma característica do produto - fui me certificar e não encontrei qualquer menção a este problema no site da empresa, manual ou embalagem do produto. Ao solicitar que o técnico relatasse o ocorrido, fui informado de que seu relatório final à Gradiente informaria somente que o produto não apresentava defeito, segundo recomendação da própria empresa. Posteriormente tentei acordos infrutíferos com a marca não me restando outra alternativa senão recorrer ao PROCON.
Recebi, intermediado por esse órgão, a mesma resposta do técnico: trata-se de uma característica do produto. O PROCON tentou ainda uma audiência de conciliação, que se mostrou também ineficaz diante da postura da Gradiente.
Busquei então minha derradeira alternativa: Juizado Especial Cível (o popularmente chamado "Pequenas Causas"). Após uma primeira audiência conciliatória (de novo!) sem sucesso, foi marcada para março de 2008 a audiência definitiva com um juiz. Após meses aguardando uma solução (quando chegar a audiência completará quase um ano!), espero conseguir receber meu dinheiro de volta. O que é mais incrível nesta situação é uma empresa do porte da Gradiente tratar o consumidor de maneira tão relapsa.
Uma das coisas que me deixa mais espantado nisso tudo é o que o ouço de todos os representantes da marca presentes nestas audiências: "mas a Gradiente está agindo de acordo com o laudo do técnico que analisou o seu produto". Em primeiro lugar que eu não consideraria como 'laudo' um e-mail escrito grosseiramente, ao qual tive acesso durante o processo, informando que não há defeito no produto. Segundo que, mesmo após minhas insistentes reclamações, a empresa poderia ao menos ter prestado mais atenção ao caso e feito uma avaliação menos superficial do problema. É uma questão de puro raciocínio lógico. Curioso ainda é presenciar o notório constrangimento desses representantes ao analisarem as fotos que eu mesmo tirei do produto apresentando o problema. Todos ficam “surpresos” e dizem desconhecer tal fato. Então disse e repito: a Gradiente se fiou unicamente em uma mensagem eletrônica de um técnico? Os representantes que vêm às audiências não retornam à empresa nenhuma informação? Por que não houve contato algum comigo?
Ora, vejo agora em todos os lugares notícias sobre a grave crise financeira pela qual passa a empresa. Será que eles imaginam que dessa maneira conseguirão sair desta? Não percebem que o “boca-a-boca" pode minar de vez as chances da marca sobreviver neste competitivo mercado? Não sou analista financeiro, nem de mercado, contudo trabalho com clientes e sei como NÃO se deve tratá-los. Infelizmente uma marca tão antiga no país, que já foi sinônimo de qualidade, está ruindo a olhos vistos.
Saliento que eu, como consumidor, só estou em busca dos meus direitos.
Entrei em contato com a empresa, que enviou um técnico à minha residência. O profissional analisou o aparelho, constatou o defeito e deu seu veredicto: "não há o que possa ser feito, o televisor é assim mesmo". Diante de minha indignação ele alegou que a Gradiente informa que esta é uma característica do produto - fui me certificar e não encontrei qualquer menção a este problema no site da empresa, manual ou embalagem do produto. Ao solicitar que o técnico relatasse o ocorrido, fui informado de que seu relatório final à Gradiente informaria somente que o produto não apresentava defeito, segundo recomendação da própria empresa. Posteriormente tentei acordos infrutíferos com a marca não me restando outra alternativa senão recorrer ao PROCON.
Recebi, intermediado por esse órgão, a mesma resposta do técnico: trata-se de uma característica do produto. O PROCON tentou ainda uma audiência de conciliação, que se mostrou também ineficaz diante da postura da Gradiente.
Busquei então minha derradeira alternativa: Juizado Especial Cível (o popularmente chamado "Pequenas Causas"). Após uma primeira audiência conciliatória (de novo!) sem sucesso, foi marcada para março de 2008 a audiência definitiva com um juiz. Após meses aguardando uma solução (quando chegar a audiência completará quase um ano!), espero conseguir receber meu dinheiro de volta. O que é mais incrível nesta situação é uma empresa do porte da Gradiente tratar o consumidor de maneira tão relapsa.
Uma das coisas que me deixa mais espantado nisso tudo é o que o ouço de todos os representantes da marca presentes nestas audiências: "mas a Gradiente está agindo de acordo com o laudo do técnico que analisou o seu produto". Em primeiro lugar que eu não consideraria como 'laudo' um e-mail escrito grosseiramente, ao qual tive acesso durante o processo, informando que não há defeito no produto. Segundo que, mesmo após minhas insistentes reclamações, a empresa poderia ao menos ter prestado mais atenção ao caso e feito uma avaliação menos superficial do problema. É uma questão de puro raciocínio lógico. Curioso ainda é presenciar o notório constrangimento desses representantes ao analisarem as fotos que eu mesmo tirei do produto apresentando o problema. Todos ficam “surpresos” e dizem desconhecer tal fato. Então disse e repito: a Gradiente se fiou unicamente em uma mensagem eletrônica de um técnico? Os representantes que vêm às audiências não retornam à empresa nenhuma informação? Por que não houve contato algum comigo?
Ora, vejo agora em todos os lugares notícias sobre a grave crise financeira pela qual passa a empresa. Será que eles imaginam que dessa maneira conseguirão sair desta? Não percebem que o “boca-a-boca" pode minar de vez as chances da marca sobreviver neste competitivo mercado? Não sou analista financeiro, nem de mercado, contudo trabalho com clientes e sei como NÃO se deve tratá-los. Infelizmente uma marca tão antiga no país, que já foi sinônimo de qualidade, está ruindo a olhos vistos.
Saliento que eu, como consumidor, só estou em busca dos meus direitos.
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Duas das fotos com o vermelho problemático da TV:
Ouvindo:
Sandy e Junior - Estranho Jeito de Amar
(por causa da Bila)
9 comentários:
Eba!!!!!!!!!!! Fiquei feliz de ver meu nomezinho apareceer aqui!!!!
Beijinhos!
Realmente essa coisas são normais no nosso Brasil, acho que é por que brasileiro não reclama de nada e deixa tudo como está.
Daí quando alguém reclama ninguém nem dá atenção.
Mas não sabia que a Gradiente seria tão relapsa quanto ao assunto, por que dá pra ver de longe, nas fotos, que a TV tá uma bosta, desculpe o palavriado, mas é a pura verdade.
Mesmo assim que bom que voltou.
Beijos e nos vemos por ai.
unh...
meu melhor amigo já teve alguns problemas com a gradiente.
[eu não compraria nada dessa marca]
realmente bom ler teu blog depois de tanto tempo =]
um abraço.
que bom saber que tua platéia se delicia com o retorno.
é...ja tive problemas com a gradiente relacionados a dvd, nunca mais compro outro dessa marca...
fazia tempo que nao passava por aqui, mas agora que o vestibular acabou vou voltar mais vezes
ehehhe
abraçãao
Cara é um descaso essa empresa...comprei uma tv dela e não consigo se quer ser atendido pela assistência técnica!
A tv se desliga automaticamente, as linhas horizontais e verticais do aparelho estão todas desreguladas sem ninguém ter tocado nas teclas...lamentável;me arrependo profundamente de tê-la comprado!
Aqui ainda a tempo de te desejar Feliz Ano Novo!!!
Feliz 2008...
Feliz 1 Ano do AveSSo.
Texto de hoje: 1 AnO Do AveSSo...
Visite e Comente... http://oavessodavida.blogspot.com/
O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...
amo esse lugar!!!
feliz ano novo, meu caro!!!
saudades!
abração.
tenho o mesmo problema com esta TV e ainda é pior , pois a minha depois que tira da tomada ela não liga mais ... tem que passar 4 a 10 dias fora da tomada pra poder ligar novamente ... ne atoa que essa marca esta falida ! nunca mais ninguem de minha familia compra alguma coisa da gradiente.
abraços e boa sorte
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